O tema de hoje na nossa série de posts do Aquecimento Lollapalooza é uma das nossa favoritas no line-up do festival. O Cage the Elephant surgiu há poucos anos atrás e hoje já são um dos principais nomes entre as bandas novas do Estados Unidos, chamando a atenção de gente importante. Já já te conto quem.

Uma das principais atrações do primeiro dia do Lollapalooza, os americanos de Kentucky não precisaram aguardar muito para alcançar o reconhecimento. Formada em meados de 2006,  o quinteto viu a banda decolar já no início de 2007 após apresentação no mega-festival americano South by Southwest. Após o show, a banda logo foi contratada por uma gravadora. O disco de estreia, Cage the Elephant,  saiu no ano seguinte e apresentou o som da banda de maneira explosiva e energética. O disco foi gravado em apenas dez dias, sem muita pós-produção, o que possibilitou um som mais cru e direto, que nos remete a bandas como The Hives, mas que se influencia dos mais diversos gêneros.

O segundo disco saiu no ano passado e foi aclamado pela crítica e chegou – já no primeiro dia de vendas – no primeiro lugar dos mais vendidos no iTunes. Thank You, Happy Birthday é o melhor registro da banda e que traduz melhor o espírito do grupo. Como disse o New York Times, “o disco é mais abrasivo, rebelde, instável, e imponente na maneira certa”. A gente concorda. Desse disco, vale ouvir cada música, mas ficam algumas só pra dar um gostinho: Aberdeen, 2024, Indy Kidz e Shake Me Down.

Os discos são bons, mas é no palco que a Cage the Elephant realmente ganha vida. Famosos por shows extremamente energéticos e, digamos, caóticos, a apresentação dos caras no Lollapalooza é imperdível para quem gosta de um bom show de rock. Toda a insanidade se concentra no hiperativo vocalista Matt Shultz. Frequentemente comparado com Kurt Cobain, seja pela aparência desleixada ou pela voz, o rapaz é a alma da banda.  Dá uma olhada nessa apresentação que os caras fizeram no Coachella do ano passado, em que o Shultz se apresentou usando um vestido vermelho.

http://www.youtube.com/watch?v=rg7w17jgO-0

Tá achando pouco? Um dos maiores admiradores da banda é ninguém menos que Dave Grohl, o frontman do Foo Fighters e atração suprema do Lollapalooza. Fã assumido do Cage the Elephant, Grohl já chegou até a tocar bateria em um dos shows da banda, substituindo o baterista original que estava com apendicite. O Cage the Elephant aproveitou a oportunidade e lançou um vídeo ao vivo de “Aberdeen” com a participação do ex-baterista do Nirvana.

O Cage the Elephant se apresenta no primeiro dia do Loollapalooza Brasil. A nossa previsão de setlist para o show fica assim:

Curtiu? Confira também os aquecimentos e as previsões de setlist do Foo Fighters, Arctic Monkeys, Jane’s Addiction, Foster the People, Friendly FiresMGMT e Skrillex.

1Leitores comentaram

Entre na discussão
  1. Pingback: Resumo da Semana: 12-16/03 : Música Pavê 17 mar, 2012

    […] Aquecimento Lollapallooza: Cage the Elephant : O Festivais Br continua seu guia para o festival que acontece agora em abril em Sampa, dessa vez destacando uma das bandas favoritas de Dave Grohl. […]