É indiscutível: desde o lançamento no ano passado de Wasting Light, último disco do Foo Fighters, a banda superou toda e qualquer expectativa e agarrou com força o posto de maior banda de rock do mundo atualmente. Mas a história do sucesso do Foo Fighters começou há 18 anos.

A banda surgiu em 1994, após o trágico fim da antiga banda de Dave Ghrol, o Nirvana. A partir daí Dave seguiu em frente, e decidiu tentar a sorte gravando canções que havia composto durante as turnês do Nirvana. O material chamou a atenção das gravadoras e Ghrol recrutou alguns músicos amigos para finalmente formar o Foo Fighters.

O disco de estreia Foo Fighters só saiu em 1995 e trouxe os singles “This Is A Call“, “I’ll Stick Around“, “For All The Cows” e “Big Me”, esse último sendo o primeiro grande sucesso da banda.

Consolidados no cenário do rock atual, o Foo Fighters lançaria seu álbum definitivo dali a dois anos. The Colour And the Shape, seu disco mais cultuado chegou às lojas em 2007 recheado de ótimas canções. O disco chegou a vender mais de 2 milhões de cópias só nos Estados Unidos e trouxe algumas das músicas mais clássicas do grupo, como “Monkey Wrench”, “Everlong”, “Walking After You” e o megahit “My Hero”.

A ascensão continuou forte com o lançamento de There is Nothing Left to Lose, disco que marcou uma leve mudança de sonoridade para a banda. São desse disco as clássicas “Learn to Fly” e “Breakout”, duas das mais conhecidas canções do grupo. Foi com There is Nothing Left to Lose que o Foo Fighters levou seu primeiro Grammy de Melhor Álbum de Rock, prêmio que a banda viria a levar com todos os discos que lançaram posteriormente. O seguinte foi One by One, casa de “Times Like These” e “All My Life”, o disco foi um dos maiores sucessos comercias do grupo, apesar do tumultuado processo de produção. Em 2005, In Your Honor chegou em pretensiosa versão dupla e o carro-chefe “Best of You”. Echoes, Silence, Patience & Grace, veio em 2008, encerrando uma “era” para a banda com  um Greatest Hits no ano seguinte.

A hegemonia de The Colour And the Shape foi abalada com a chegada de Wasting Light, no ano passado. Divulgado pela banda como uma volta às raízes, o disco foi gravado na garagem de Dave Ghrol de forma totalmente analógica. O resultado não foi uma reprise do Foo Fighters dos anos 90, mas uma espécie de reinvenção da banda em seu melhor momento. Se Foo Fighters foi composto apenas pela mente de Ghrol, em Wasting Light é visível o trabalho em grupo e a contribuição que cada membro da banda deu para modelar o que hoje é considerada uma das maiores bandas do mundo.

E é essa banda que retorna ao Brasil no dia 7 de abril para um show de 2 horas e meia que promete fazer história no país. É a estreia do Lollapalooza e o retorno de uma das bandas mais aguardadas pelo público brasileiro, que espera por um show do Foo Fighters por aqui desde que a banda se despediu da gente no show que fez no Rock in Rio em 2001.

Na atual turnê, o Foo Fighters tem revisitado toda a sua carreira com canções de todos os discos e covers de Mose Allisson e Tom Petty & the Heartbreakers. Nossa aposta para o setlist do show no Lollapalooza fica assim:

Para aquecer, que tal assistir ao show da banda no festival inglês T in the Park no ano passado? Os ingleses tiveram meia hora a menos do que a gente vai ganhar de Foo Fighters no dias 7 de abril, mas vale a pena pra entrar no clima desde já.

3Leitores comentaram

Entre na discussão
  1. Pingback: FestivaisBR – Foo Fighters lança áudio de seu show no Reading Festival de 95 10 mar, 2012

    […] Foo Fighters toca no Lollapalooza Brasil no dia 7 de abril, confira nosso aquecimento para o show. Tweet Share on Tumblr TAGS » Foo Fighters, slider Categoria » […]

  2. Pingback: FestivaisBR – Aquecimento Lollapalooza: Cage the Elephant 15 mar, 2012

    […] Confira também os aquecimentos e as previsões de setlist do Foo Fighters, Arctic Monkeys, Jane’s Addiction, Foster the People, Friendly Fires MGMT e Skrillex. […]

  3. Pingback: FestivaisBR – Lollapalooza: as previsões de setlist! 30 mar, 2012

    […] em uma única galeria (além de um álbum no Facebook). Abaixo, você confere as músicas que Foo Fighters, Arctic Monkeys, Foster the People, Cage the Elephant, Gogol Bordello, MGMT, Joan Jett & the […]