Em 2011, o Rock in Rio voltou ao Brasil depois de uma longa temporada fora do país. Mas nem tudo foi sonho quando chegou o grande dia. Alguns contratempos marcaram a experiência de muitas pessoas que participaram da festival. Pensando nisso, reunimos aqui algumas dicas simples baseadas na nossa própria experiência no Rock in Rio para que sua experiência seja perfeita.

Planeje

Antes de tudo, sente e pare para pensar em tudo que precisa saber para aproveitar a experiência do maior festival de música do Brasil da melhor forma. Você já sabe chegar à Cidade do Rock? Já decidiu quais shows vai assistir? Sua passagem pelo Rock in Rio não precisa ser toda cronometrada, mas saber o que fazer e aonde ir em cada horário ajuda a aproveitar melhor a estrutura do festival. Se puder, chegue cedo e evite filas para entrar e aproveitar as atrações do festival antes da superlotação.

Vista-se de acordo

Vá com roupas leves que ajudarão a sobreviver ao calor carioca no meio da multidão. Ainda assim, é recomendado que se leve um casaco para a noite. Nos pés, um par de tênis confortáveis. Calçados novos não são a melhor opção. Ainda que o Rock in Rio seja imune à lama, vai ter muita gente pisando no seu pé durante os shows.

Alimentação

Beba muita água. O calor no Rio de Janeiro não é brincadeira e manter-se hidratado é muito importante para aguentar a maratona de shows. Em 2013, o Rock in Rio vai ter a disposição do público diversos bebedouros com água potável gratuita, para você não precisar pagar R$ 5 em um copinho de água. Comida também não costuma ser problema na Cidade do Rock. Diferente de outros festivais, o Rock in Rio oferece diversas lojas de redes de restaurantes para você escolher o que quer comer. Ou seja, nada de hambúrguer de micro-ondas no festival carioca. Mas prepare-se para as filas. Se não quiser encará-las ou estiver com o orçamento limitado, leve lanches de casa. Dessa vez está liberado!

Comunicação

Uma certeza: Seu celular não vai funcionar normalmente dentro da Cidade do Rock. Nossas operadoras mal funcionam no dia a dia, com 100 mil pessoas reunidas no mesmo lugar, o serviço fica ainda pior. Antes de começar o dia, marque um ponto de encontro com seus amigos em caso de se perder. Quando mandar mensagem pelo celular, coloque ao final o horário em que escreveu, para evitar desencontros com mensagens enviadas muito antes da hora em que foram recebidas.

Segurança

Prevenir-se contra roubo em um festival gigante com o Rock in Rio é a dica número um, principalmente depois do que a gente viu aconteceu no festival em 2011. As instruções são simples: Leve somente o necessário. Ingresso, cartão de crédito, dinheiro, RG e carteirinha de estudante. Você provavelmente não vai precisar de nada além disso. Os ladrões de festivais costumam tirar sorrateiramente os pertences de bolsos nas calças e bermudas, portanto escolha uma roupa com bolsos que fecham ou opte por uma camisa com bolsos no peito. Dessa forma ninguém vai tirar nada sem que você não perceba. Um porta-dólar que vai dentro da calça também é uma boa pedida.

Pista

As imediações do Palco Mundo vão estar lotadas o tempo todo e se você quiser ver seu show favorito de pertinho vai ter que ficar plantado por lá o dia inteiro. Se decidir se aproximar apenas na hora dos shows, opte pela área central da pista. Esse espaço possui duas grade laterais que ‘diminuem’ o aperto, uma vez que seu único acesso é pelos fundos. Quem fica do lado de fora das grades, aguenta o “peso” de todo o resto da Cidade do Rock, que instintivamente se aproxima do Palco Mundo pelas laterais.