“You have technicians here, making noise.
No one is a musician.
They are not artists because no one can play the guitars.”

A provocação ao final de rock n’ roll, música que abre o cd mais prestigiado de Skrillex, ‘Scary Monsters and Nice Sprites’, é como eu dou boas-vindas aos fãs de música eletrônica que visitam o FestivaisBR.

O preconceito que envolve o gênero, mostra o quão pouco as pessoas entendem sobre ele no país. Poucos sabem que na verdade música eletrônica é toda aquela modificada ou criada através de aparelhos eletrônicos. Os primeiros experimentos datam do século XIX, e os visionários eram considerados criadores de música erudita.

Após a Segunda Guerra Mundial, o avanço da tecnologia propiciou ainda mais a criação deste tipo de música. Nos anos 60, ela já era utilizada, principalmente, por bandas de rock, tais como The Beatles, Pink Floyd e os Beach Boys.

A febre da era Disco nos anos 70 favoreceu a difusão da música eletrônica como som dançante. Esta tendência se estendeu tanto, que é comum limitarmos música eletrônica hoje, como música para pista. Se tornou gênero. Os anos 90 confirmaram esta tendência, devido a apropriação da EDM (Eletronic Dance Music) pela música POP. O CD ‘Believe’ da cantora Cher e ‘Ray of Light’ de Madonna, são grandes representantes deste período.

Muito se critica a respeito da ‘mesmice’ do som. E de fato, passamos um período de lero-lero da música eletrônica devido às músicas ‘tuts-tuts’ consumida majoritariamente pelo público da cena gay.

Os sub-gêneros do EDM, no entanto, criaram representantes de peso que contribuíram tanto para o avanço da música eletrônica, quanto para o aprimoramento de toda a industria fonográfica.

E vivendo no Brasil, estamos em um período propício para curtir shows eletrônicos, além é claro, das dezenas de raves. O FestivaisBR recebe este blog para falarmos de música eletrônica como um todo, do house ao electroclash, do dubstep ao trance; além de bandas com viés eletrônico. Prontos para as boas vibrações?

ROCK N’ ROLL (WILL TAKE YOU TO THE MOUNTAIN) by Skrillex