O Raio X Lollapalooza Brasil chega a sua segunda semana com mais cinco bandas que são nomes fortes da cena do indie/folk/electropop. Começando com o fenômeno americano Alabama Shakes e terminando com Crystal Castles, passando por novos nomes da Islândia e de São Paulo. Confere aí:

+ Raio X Lollapalooza Brasil 2013: parte 1, parte 2, parte 3, parte 4

Alabama Shakes

Desbancando Adele nas paradas de sucesso e chamando a atenção de grandes nomes do rock, o Alabama Shakes é certamente a maior revelação de 2012. O rock retrô e sulista acompanhado dos vocais fortes de Brittany Howard – constantemente comparados aos de Janis Joplin e Aretha Franklin – são os grandes trunfos do grupo. Formado em 2009 em Athens, cidade no norte do Alabama, o grupo lançou em abril seu elogiadíssimo disco de estreia Boys & Girls, que chegou ao top 10 da Billboard.

Para começar a ouvir: Hold On, I Ain’t the Same e You Ain’t Alone

Of Monsters and Men

Direto da Islândia vem o sexteto Of Monsters and Men. O sucesso veio após o festival South By Soutwest quando a explosiva “Little Talks” estorou nas rádios americanas e rendeu comparações da banda com Arcade Fire e Edward Sharpe & the Magnetic Zeros abrindo espaço para o grupo no concorrido showbiz americano. Apesar das comparações arriscadas, o Of Monsters and Men segurou as pontas e superou as expectativas com o disco de estreia My Head is an Animal, lançado em terras americanas em abril. No disco, a banda traz um folk folclórico que aproveita da música para contar histórias épicas de monstros e heróis, trazendo a mitologia para o século 21.

Para começar a ouvir: Little Talks, Dirty Paws e King and Lionheart

Toro y Moi

Toro y Moi, ou Chazwick Bundick seu nome real, é uma das referências do chillwave, estilo musical que remete ao som do eletropop dos anos 80 com o uso de sintetizadores, processamento de efeitos, loops, etc. Bundick fez sua estreia no Brasil em 2011 ao se apresentar no palco alternativo do Planeta Terra Festival. Com dois álbuns lançados e um engatilhado para ser lançado em janeiro, o Toro y Moi lançou em outubro a primeira faixa do novo trabalho “So Many Details”.

Para começar a ouvir: So Many Details, Talamak e Still Sound

Stop Play Moon

Liderado pela estonteante Geanine Marques, o trio paulistano Stop Play Moon vem chamando a atenção no cenário alternativo de São Paulo com seu som que mescla o melhor do indie rock com a música eletrônica das décadas passadas.

Para começar a ouvir: Hey, Lucy e Misterious Way

Crystal Castles

Crystal Castles é uma banda de Toronto, Canadá, composta pelo produtor Ethan Kath e a vocalista Alice Glass. Com batidas fortes e uma vib lo-fi, a banda coloca a música eletrônica em um território mais emocional onde poucos artistas ousaram ir. No ano passado, a dupla fez um show insanamente animado e marcaram o New Stage no SWU. No Lollapalooza, o Crystal Castles promete deixar mais uma marca no Brasil com show de(III),seu terceiro disco que acabou de ser lançado.

Para começar a ouvir: Celestica, Baptism e Crimewave