O Raio X Lollapalooza Brasil 2013 continua hoje com os representantes do rap no festival e duas das principais bandas de rock dos anos 90 e 2000. Nas, Criolo, Planet Hemp, Pearl Jam e Queens of the Stone Age são as atrações desse quarto post da série.

Nas

Nas pode não ser muito famoso no Brasil, mas no Estados Unidos e Europa ele é considerado um dos maiores rappers de sua época. Acostumado a tocar em arenas gigantes com artistas do calibre de Jay-Z e Damian Marley.Alcançou o sucesso com o disco Illmatic, de 1994, considerado por muitos um dos melhores discos do gênero de todos os tempos.

Para começar a ouvir: N.Y. State of Mind, The World Is Yours e It Ain’t Hard to Tell

Criolo

Um dos maiores expoentes da música independente e do rap nacional, Criolo já é considerado um fenômeno na música brasileira. Com Nó na Orelha, disco de 2011 que rompe as barreiras do gênero e transita entre o rap, o samba, o soul e o bolero para expor a realidade das periferias paulistanas.

Para começar a ouvir: Não Existe Amor em SP, Grajauex e Linha de Frente.

Planet Hemp

De volta a ativa após 10 anos, o Planet Hemp apresenta no Lollapalooza show da sua turnê de retorno. Nascido em 1993, o grupo foi um dos maiores fenômenos do rap brasileiro nos anos 90 conquistando uma legião de fãs com letras que falavam sobre maconha. “Legalize já” se tornou um hino contra a criminalização da erva. Com o anúncio do retorno em 2012, a banda voltou a movimentar as massas vendendo mais de 2 mil ingressos para o primeiro show da nova turnê.

Para começar a ouvir: Legalize Já, Mantenha o Respeito, Dig Dig Dig (Hempa)

Pearl Jam

A principal atração do Lollapalooza em 2013 é sem dúvidas o Pearl Jam. A banda alcançou o sucesso no início dos ano 90, após o Nirvana ter aberto as portas do rock alternativo para o mainstream. De lá pra cá, o grupo de Eddie Vedder cresceu para se tornar um dos principais grupos de rock dos Estados Unidos comemorando 20 anos de sucesso com um festival próprio, um documentário e uma turnê comemorativa que passou pelo Brasil no  ano passado.

Para começar a ouvir: Jeremy, Alive, Even Flow

Queens of the Stone Age

Stoner rock é o gênero que o Queens of the Stone Age popularizou no mundo. Liderado por Josh Homme, a banda já tem cinco discos lançados que mostram toda a versatilidade do projeto de Homme, que não tem integrantes fixos além do vocalista e já contou com Dave Ghrol na bateria. No Brasil, já se apresentaram no SWU e no Rock in Rio, em 2001, onde um dos integrantes chegou a ser preso por se apresentar totalmente sem roupa no festival carioca. Um novo disco está em produção e Dave Ghrol está de volta às baterias no novo projeto. É esperar pra ouvir o que vem por aí.

Para começar a ouvir: No One Knows, Go with the Flow e Little Sister.